Tornou-se comum andar pelas ruas e encontrar uma pessoa alcoolizada ou até mesmo um grupo de indivíduos se drogando com diferentes substâncias psicoativas. A droga por si só, conquista e encanta pelo prazer momentâneo e a sensação de bem estar que ela proporciona no organismo do usuário. Em meio a evolução das tecnologias e o estresse do dia-a-dia, muitos procuram uma alternativa fácil e rápida para resolver e aliviar seus problemas, tensões e preocupações. Então, entram num ciclo vicioso e ilusório chamado: DROGAS.
A maioria dos dependentes químicos, sejam dependentes de álcool ou qualquer outro tipo de droga, inicialmente não percebem que precisam de cuidados adequados para superar seu vício. Álcool e drogas pode desenvolver a doença da dependência química; onde se livrar do abuso de drogas não é uma escolha, mas uma necessidade de voltar para o estado de vida normal.
É muito comum que os dependentes recusem-se a procurar um tratamento, acreditando que isso seja uma demonstração de fraqueza ou incapacidade de superar seus problemas. A verdade é que abandonar uma droga a qual se está dependente, não é uma questão apenas de força de vontade, pois o uso frequente da droga provoca uma real alteração no organismo do usuário e por isso precisa ser tratado.
Por isso, criamos o Instituto Abraão, onde o nosso tratamento terapêutico permite ao dependente conscientizar-se das mudanças de comportamento que precisa fazer e viabilizá-las. Para que isso ocorra, a participação e o compromisso do paciente para com o tratamento deve ser irrestrito e sem reservas, pois se não houver aceitação e motivação pessoal não haverá resultados.