Qual o melhor tratamento para parar de usar drogas?

Qual o melhor tratamento para parar de usar drogas?


Quando falamos sobre a dependência química, é comum ouvirmos discursos permeados de julgamentos, o que em muitos casos pode nos afastar da busca por soluções. No entanto, esse é um problema que pode atingir pessoas de qualquer esfera social por diversos motivos.

O mais importante é que existe tratamento para parar de usar drogas, o que pode não apenas salvar vidas, mas também devolver a qualidade de vida para as pessoas que vivenciam essa situação e também para seus familiares. Por isso, antes de mais nada, é preciso procurar informações confiáveis e o apoio insubstituível de profissionais.

 

A dependência química é mesmo uma doença?

Segundo a Organização Mundial da Saúde, a OMS, sim. Trata-se de uma doença crônica e progressiva, ou seja, ela se agrava com o passar do tempo na falta de um tratamento adequado, causando sofrimento aos envolvidos por tempo indeterminado.

Mas como dissemos no início, o tratamento existe e nós da clínica de recuperação evangélica Clínica de Recuperação Evangélica Instituto Abraão podemos ajudar você!

 

Como funciona o tratamento?

Para começar, precisamos levar em consideração que diferentes tipos de drogas exigirão diferentes formas de intervenção, o que só pode ser avaliado por profissionais capacitados. O psiquiatra avaliará se há a necessidade de internação parcial ou total e também a metodologia aplicada.

A primeira fase costuma ser a desintoxicação. É nela em ocorre uma espécie de limpeza no organismo do usuário, com a expulsão das toxinas das drogas de seu corpo.

Depois disso é realizado um diagnóstico que busca compreender os motivos que levaram o indivíduo ao uso dessas substâncias.  Geralmente também são tratados outros problemas de saúde decorrentes do uso.

Também são empregadas terapias diversas, como aconselhamento individual e familiar, psicoterapia individual e familiar, terapia comportamental, treinamento social, entre outros processos para ajudar a pessoa a entender o motivo de ter começado a usar essas substâncias.

É necessário um trabalho continuado para que o paciente apresente uma melhora consistente. Aqui se inclui a prevenção de recaídas, que consiste no uso de estratégias pensadas para cada paciente com o intuito de evitar a exposição a drogas e antecipar situações que possam comprometer o tratamento, garantindo que ele tenha maiores chances retomar sua vida e devolvendo sua autoestima e força de vontade.

 

Se estiver procurando um tratamento para parar de usar drogas em São Paulo, venha conhecer a Clínica de Recuperação Evangélica Instituto Abraão e veja tudo o que podemos te oferecer!

 

Blog

Como funciona um programa especializado na recuperação da dependência química

Como funciona um programa especializado na recuperação da dependência química

A dependência química é um problema grave de saúde, e afeta não só o dependente químico, mas também seus familiares

O que é abstinência alcoólica e qual o tratamento?

O que é abstinência alcoólica e qual o tratamento?

Também conhecida por síndrome da abstinência alcoólica (SAA), é composta por diferentes sintomas que se apresentam em pacientes que são dependen

Como conviver com drogado e procurar ajuda

Como conviver com drogado e procurar ajuda

A maioria das pessoas que são usuárias de drogas não reconhecem que precisam de ajuda e que não conseguem se controlar

Quando uma pessoa pode ser considerada alcoólatra

Quando uma pessoa pode ser considerada alcoólatra

As bebidas alcoólicas estão presentes diariamente na vida do brasileiro, seja por questão cultural ou social.