Espiritualidade na recuperação da dependência química

Espiritualidade na recuperação da dependência química


Atualmente, se vem mais clínicas de reabilitação usando a religião como complemento ao tratamento convencional. O Instituto Abraão, por exemplo, trabalha com a ideia de que essas duas coisas não precisam estar separadas.

E um dos quesitos mais importantes e benéficos da fé para o tratamento de dependentes químicos é a espiritualidade. Quando bem trabalhada, ela tem o poder de transformar o processo de recuperação e proporcionar um prognóstico muito mais favorável ao paciente.

A seguir, entenderemos melhor os benefícios dela para o tratamento. Acompanhe!

Os benefícios da espiritualidade durante e após o tratamento

Um dos maiores benefícios da espiritualidade na recuperação da dependência química é o poder que ela possui para fazer a pessoa mudar e querer transformar sua vida.

Essa é a parte mais difícil na maioria dos casos e quando a espiritualidade é trabalhada, a força para a mudança brota interna e individualmente. Por isso, o Instituto Abraão sempre busca trabalhá-la em todos os seus pacientes, respeitando sua fé e aquilo que o motiva a mudar.

A espiritualidade também tem um papel fundamental no autoperdão do dependente, o que é fundamental no processo de recuperação, já que é através dele que o paciente deixa tudo aquilo que já viveu para trás e começa a construir uma nova vida.

Outro quesito fundamental no tratamento da dependência química e que faz parte de uma das fases do processo de recuperação é a mudança de visão de mundo. Uma vez que o usuário deixa a droga, ele precisa aprender a ver a vida sem a sua companhia e a espiritualidade facilita a construção de uma nova perspectiva.

E os benefícios da espiritualidade na recuperação da dependência química não se restringem à fase de tratamento. Depois que este termina, a fé, quando bem trabalhada, continua sendo um ponto de apoio importante na prevenção a recaídas.

Isso acontece principalmente por conta do autocontrole e dos limites que ela impõe à nova vida do agora ex-usuário. A espiritualidade também ajuda na melhora dos relacionamentos sociais e familiares, contribuindo para uma melhor aceitação nessa nova fase, o que diminui as chances de que o indivíduo procure novamente pela droga.

Com tantos benefícios assim, a espiritualidade pode e deve ser utilizada no processo de recuperação de dependentes químicos como arma para um tratamento mais eficaz e menos sofrido para o paciente.

Aqui no Instituto Abraão sempre buscamos trabalhá-la em cada um dos nossos pacientes, tendo como base a fé cristã e respeitando as crenças de cada dependente.

Blog

O que é o tratamento para alcoólatras e como internar

O que é o tratamento para alcoólatras e como internar

Consumir álcool em excesso é um problema que afeta pessoas de várias idades, gênero e diferentes classes sociais.

Entenda como funciona a internação para alcoólatras

Entenda como funciona a internação para alcoólatras

Cada vez mais aumentam as buscas por clínicas para alcoólatras, o que mostra que a dependência química é uma realidade bem preocupante.

Como funciona um programa especializado na recuperação da dependência química

Como funciona um programa especializado na recuperação da dependência química

A dependência química é um problema grave de saúde, e afeta não só o dependente químico, mas também seus familiares

O que é abstinência alcoólica e qual o tratamento?

O que é abstinência alcoólica e qual o tratamento?

Também conhecida por síndrome da abstinência alcoólica (SAA), é composta por diferentes sintomas que se apresentam em pacientes que são dependen