Espiritualidade na recuperação da dependência química

Espiritualidade na recuperação da dependência química


Atualmente, se vem mais clínicas de reabilitação usando a religião como complemento ao tratamento convencional. O Instituto Abraão, por exemplo, trabalha com a ideia de que essas duas coisas não precisam estar separadas.

E um dos quesitos mais importantes e benéficos da fé para o tratamento de dependentes químicos é a espiritualidade. Quando bem trabalhada, ela tem o poder de transformar o processo de recuperação e proporcionar um prognóstico muito mais favorável ao paciente.

A seguir, entenderemos melhor os benefícios dela para o tratamento. Acompanhe!

Os benefícios da espiritualidade durante e após o tratamento

Um dos maiores benefícios da espiritualidade na recuperação da dependência química é o poder que ela possui para fazer a pessoa mudar e querer transformar sua vida.

Essa é a parte mais difícil na maioria dos casos e quando a espiritualidade é trabalhada, a força para a mudança brota interna e individualmente. Por isso, o Instituto Abraão sempre busca trabalhá-la em todos os seus pacientes, respeitando sua fé e aquilo que o motiva a mudar.

A espiritualidade também tem um papel fundamental no autoperdão do dependente, o que é fundamental no processo de recuperação, já que é através dele que o paciente deixa tudo aquilo que já viveu para trás e começa a construir uma nova vida.

Outro quesito fundamental no tratamento da dependência química e que faz parte de uma das fases do processo de recuperação é a mudança de visão de mundo. Uma vez que o usuário deixa a droga, ele precisa aprender a ver a vida sem a sua companhia e a espiritualidade facilita a construção de uma nova perspectiva.

E os benefícios da espiritualidade na recuperação da dependência química não se restringem à fase de tratamento. Depois que este termina, a fé, quando bem trabalhada, continua sendo um ponto de apoio importante na prevenção a recaídas.

Isso acontece principalmente por conta do autocontrole e dos limites que ela impõe à nova vida do agora ex-usuário. A espiritualidade também ajuda na melhora dos relacionamentos sociais e familiares, contribuindo para uma melhor aceitação nessa nova fase, o que diminui as chances de que o indivíduo procure novamente pela droga.

Com tantos benefícios assim, a espiritualidade pode e deve ser utilizada no processo de recuperação de dependentes químicos como arma para um tratamento mais eficaz e menos sofrido para o paciente.

Aqui no Instituto Abraão sempre buscamos trabalhá-la em cada um dos nossos pacientes, tendo como base a fé cristã e respeitando as crenças de cada dependente.

Blog

Como funciona um programa especializado na recuperação da dependência química

Como funciona um programa especializado na recuperação da dependência química

A dependência química é um problema grave de saúde, e afeta não só o dependente químico, mas também seus familiares

O que é abstinência alcoólica e qual o tratamento?

O que é abstinência alcoólica e qual o tratamento?

Também conhecida por síndrome da abstinência alcoólica (SAA), é composta por diferentes sintomas que se apresentam em pacientes que são dependen

Como conviver com drogado e procurar ajuda

Como conviver com drogado e procurar ajuda

A maioria das pessoas que são usuárias de drogas não reconhecem que precisam de ajuda e que não conseguem se controlar

Quando uma pessoa pode ser considerada alcoólatra

Quando uma pessoa pode ser considerada alcoólatra

As bebidas alcoólicas estão presentes diariamente na vida do brasileiro, seja por questão cultural ou social.