Diversos motivos podem levar uma pessoa a usar drogas. Muitos dão seu primeiro passo pela curiosidade, em busca de diversão, porque os amigos apresentaram, por esforço para melhorar o desempenho atlético ou escolar ou para aliviar estresse, ansiedade ou depressão.
A dependência química caracteriza-se pelo uso abusivo e contínuo de substâncias nocivas a saúde, tanto lícitas quanto ilícitas. O indivíduo fica em um estado alterado de consciência, o que prejudica o julgamento acerca de si mesmo e da realidade a sua volta. Além disso, ele passa a acreditar que a droga é tão ou mais necessária que o alimento, água, repouso, segurança etc.
A Dependência Química não é um hábito, nem um vício, muito menos um sintoma de transtorno de personalidade. É uma enfermidade primária crônica, progressiva e de terminação fatal que afeta todos os aspectos da pessoa: físico, mental, emocional, espiritual e social, requerendo uma abordagem que integre e intervenha em todos esses elementos através de um tratamento global.
Oferecemos um tratamento terapêutico consolidado nos mais eficazes estudos relacionados à dependência química. Isso quer dizer que em vez de submeter o paciente a trabalhos laborais ou outras práticas que pouco ajudam na recuperação, a Clínica de Recuperação Reset trata o indivíduo a partir das causas psíquicas e sociais que o levaram a dependência de drogas.
O objetivo de nosso tratamento é a quebra de padrão de abuso da substância, mas também uma preparação para a reinserção do paciente na sociedade, no exercício da sua cidadania e do seu papel familiar, conscientizando-o de sua enfermidade e de sua cronicidade, colocando-o na posição de responsável pela manutenção constante da sua recuperação.