Como lidar com dependente químico em recuperação

Como lidar com dependente químico em recuperação


Diversos motivos podem levar uma pessoa a usar drogas. Muitos dão seu primeiro passo pela curiosidade, em busca de diversão, porque os amigos apresentaram, por esforço para melhorar o desempenho atlético ou escolar ou para aliviar estresse, ansiedade ou depressão.

A dependência química caracteriza-se pelo uso abusivo e contínuo de substâncias nocivas a saúde, tanto lícitas quanto ilícitas. O indivíduo fica em um estado alterado de consciência, o que prejudica o julgamento acerca de si mesmo e da realidade a sua volta. Além disso, ele passa a acreditar que a droga é tão ou mais necessária que o alimento, água, repouso, segurança etc.

A Dependência Química não é um hábito, nem um vício, muito menos um sintoma de transtorno de personalidade. É uma enfermidade primária crônica, progressiva e de terminação fatal que afeta todos os aspectos da pessoa: físico, mental, emocional, espiritual e social, requerendo uma abordagem que integre e intervenha em todos esses elementos através de um tratamento global.

Oferecemos um tratamento terapêutico consolidado nos mais eficazes estudos relacionados à dependência química. Isso quer dizer que em vez de submeter o paciente a trabalhos laborais ou outras práticas que pouco ajudam na recuperação, a Clínica de Recuperação Reset trata o indivíduo a partir das causas psíquicas e sociais que o levaram a dependência de drogas.

O objetivo de nosso tratamento é a quebra de padrão de abuso da substância, mas também uma preparação para a reinserção do paciente na sociedade, no exercício da sua cidadania e do seu papel familiar, conscientizando-o de sua enfermidade e de sua cronicidade, colocando-o na posição de responsável pela manutenção constante da sua recuperação.

Blog

Como funciona um programa especializado na recuperação da dependência química

Como funciona um programa especializado na recuperação da dependência química

A dependência química é um problema grave de saúde, e afeta não só o dependente químico, mas também seus familiares

O que é abstinência alcoólica e qual o tratamento?

O que é abstinência alcoólica e qual o tratamento?

Também conhecida por síndrome da abstinência alcoólica (SAA), é composta por diferentes sintomas que se apresentam em pacientes que são dependen

Como conviver com drogado e procurar ajuda

Como conviver com drogado e procurar ajuda

A maioria das pessoas que são usuárias de drogas não reconhecem que precisam de ajuda e que não conseguem se controlar

Quando uma pessoa pode ser considerada alcoólatra

Quando uma pessoa pode ser considerada alcoólatra

As bebidas alcoólicas estão presentes diariamente na vida do brasileiro, seja por questão cultural ou social.