Tratamento dependência química álcool

Tratamento dependência química álcool


O consumo de álcool é um hábito cultivado na nossa sociedade. Comemorações regadas a bebidas com teor alcóolico são uma tradição que atravessou os séculos.

O grande consumo dessa substância é visto como algo natural e mesmo os excessos são tolerados sem problemas. Nesse cenário permissivo algumas pessoas passam dos limites e põem em risco a própria saúde.

A questão é: quanto é seguro beber, ou seja, quanto álcool uma pessoa pode ingerir sem se tornar vítima dos seus efeitos?

Qual volume de álcool ingerido é considerado seguro?

O consumo moderado de álcool por pessoas adultas e saudáveis é considerado de baixo risco à saúde. Esse conceito se refere à ingestão diária de no máximo dois copos de cerveja ou duas doses de vinho ou ainda uma dose de destilado.

Porém não podemos esquecer que o álcool é uma substância tóxica e, mesmo com uma quantidade que não traga grandes prejuízos à saúde, não estamos totalmente livres de algum transtorno.

Quando o álcool é um problema?

Quem abusa do álcool está sujeito aos seus efeitos nocivos, mesmo que não haja dependência. E, naturalmente, quanto maior o volume consumido, maiores serão os danos causados.

Algumas pessoas são mais resistentes à substância. Elas consomem uma grande quantidade de álcool e permanecem sóbrias. Mas o fato de não apresentar as reações instantâneas não isenta o organismo de sofrer as mesmas consequências que as pessoas que se embriagam com mais facilidade.

O que é alcoolismo?

Alcoolismo é uma doença crônica que tem efeitos negativos em várias áreas da vida do enfermo. Essa doença geralmente afeta o convívio familiar e social e muitas vezes é um fator negativo em relação à carreira do adicto.

É considerada uma doença porque as alterações cerebrais causadas pelo álcool são irreversíveis. Sendo assim, não há cura e todo adicto, mesmo que receba tratamento e cuidado, precisa ter controle radical em relação ao álcool.

Onde encontrar ajuda?

O Instituto Abraão tem acompanhado muitas histórias de sucesso de pessoas que tiveram o infortúnio de contrair essa doença. Os pacientes que chegam à clínica encontram toda a estrutura necessária para vencer essa etapa tão difícil de suas vidas.

Aqui, além do tratamento convencional, que envolve o uso de medicamentos e terapia, também se recorre ao resgate da fé e da espiritualidade. Elas têm se mostrado fundamentais para que o paciente siga em frente e consiga passar às demais etapas do tratamento. Venha conhecer nosso trabalho!

Blog

O que é o tratamento para alcoólatras e como internar

O que é o tratamento para alcoólatras e como internar

Consumir álcool em excesso é um problema que afeta pessoas de várias idades, gênero e diferentes classes sociais.

Entenda como funciona a internação para alcoólatras

Entenda como funciona a internação para alcoólatras

Cada vez mais aumentam as buscas por clínicas para alcoólatras, o que mostra que a dependência química é uma realidade bem preocupante.

Como funciona um programa especializado na recuperação da dependência química

Como funciona um programa especializado na recuperação da dependência química

A dependência química é um problema grave de saúde, e afeta não só o dependente químico, mas também seus familiares

O que é abstinência alcoólica e qual o tratamento?

O que é abstinência alcoólica e qual o tratamento?

Também conhecida por síndrome da abstinência alcoólica (SAA), é composta por diferentes sintomas que se apresentam em pacientes que são dependen