Clínica para tratamento de mulheres alcoólatras

Clínica para tratamento de mulheres alcoólatras


A dependência de álcool, droga mais popular, atinge 12% dos adultos brasileiros e responde por 90% das mortes associadas ao uso de outras drogas. Ou seja, o álcool mata muito mais do que as drogas ilícitas. Apesar de ser uma doença sem cura, o alcoolismo pode ser totalmente controlado.
Se antigamente o número de alcoolismo feminino era bem pequeno, com o passar dos anos ele cresceu e de forma assustadora. Isso vem fazendo com que muitas pessoas já comecem a prestar atenção nessa situação, a ponto de estabelecerem locais para as mulheres receberem ajuda para acabar com esse vicio.

Causas do Alcoolismo Feminino

É difícil informar o que pode causar a dependência de álcool em uma mulher, geralmente ocorre devido ao ambiente que frequentam, festas regadas a muita bebida, acabam contribuindo para que elas se interessem e consumam mais bebidas alcoólicas.
Porém o metabolismo do álcool nas mulheres é diferente do que dos homens, pois a mesma quantidade de bebida para ambos mostrara que a mulher possui um nível alcoólico maior no sangue. Podem ocorrer variações devido ao consumo de álcool como alterações hormonais e no ciclo menstrual e também na concentração gástrica, o que faz com que as mulheres fiquem mais embriagadas com doses mais baixas de álcool e acabam avançando para um grau de alcoolismo mais rápido do que os homens.
Estudos comprovam que o consumo moderado do álcool ocasiona, tanto nos homens quanto nas mulheres, uma margem de segurança entre a quantidade e álcool consumida, mas a que traz prejuízos a saúde da mulher, é muito difícil de demarcar. Com relação a doenças do fígado por exemplo, estudos destacam que:
- em todos os níveis de álcool consumido, as mulheres correm mais riscos de desenvolver doenças hepáticas do que homens
- bebendo a mesma quantidade de álcool, o risco de cirrose nas mulheres é três vezes maior.
- as mulheres que tomam até 41 drinques por semana apresentam o risco de cirrose 16 vezes maior do que o dos homens abstêmios.

As mulheres precisam ter consciência que o vicio no álcool é um fator que contribui efetivamente para a sua destruição, pois como vimos acima, o organismo da mulher reage diferente ao do homem, e acontece que elas ficam mais suscetíveis aos problemas causados pelo álcool.
A solidão as quais as mulheres que tem algum tipo de vicio são expostas é outro fator a enfraquecer o tratamento, segundo os especialistas. Os homens que se tratam muitas vezes têm o apoio das mulheres, da mãe e do pai, e em alguns casos até dos filhos. As mulheres, em sua maioria, estão sozinhas enfrentando suas doenças. Uma pesquisa foi feita no CAPS de Guarulhos, onde, de 50 mulheres em tratamento, somente duas tinham o companheiro ajudando.

O Tratamento Feminino para mulheres alcoólatras do Instituto Abraão é exclusivo e moldado às reais necessidades femininas para que a reabilitação seja completa  e duradoura. Por este motivo, disponibilizamos uma unidade exclusiva para o público feminino. Nossa clinica feminina possui diversos departamentos exclusivos para proporcionar o melhor atendimento, com alta qualidade e moldado para as necessidades e realidades femininas.

Contamos com um programa clínico terapêutico diferenciado que aborda cuidados especiais para proporcionar à mulher oportunidades para viver com dignidade, livre dos transtornos decorrentes do uso e abuso das drogas. As mulheres possuem suas próprias características e necessidades, por isso o tratamento tem que ser específico para elas.
Além de ser preservado a privacidade feminina, o tratamento foi desenvolvido para cuidar especificamente das peculiaridades humanas e espirituais das mulheres.

Questões como maternidade e relacionamentos afetivos recebem atendimento especial dos profissionais, por estarem na maioria das vezes ligadas à doença. Por isso, temos como objetivo principal o convívio social (familiar, trabalho, estudo e etc), a fim de reintegrar a paciente a uma nova realidade, onde é possível viver sem usar drogas e ser feliz, encarando todas as dificuldades do dia a dia. Em grupos de apoios mistos, as mulheres não encontram um ambiente que atenda suas necessidades, por isso é tão importante o tratamento ser individualizado e focado.

Para recuperar uma vida que foi perdida em meio às drogas, o trabalho é árduo, contínuo e compensador. Todos os atendimentos na clinica são realizados por médicos especializados e equipes devidamente preparadas para oferecer toda a assistência necessária para o sucesso dos nossos tratamentos. A grande satisfação é reconhecer que no final, todo esforço valeu a pena.

Blog

Como funciona um programa especializado na recuperação da dependência química

Como funciona um programa especializado na recuperação da dependência química

A dependência química é um problema grave de saúde, e afeta não só o dependente químico, mas também seus familiares

O que é abstinência alcoólica e qual o tratamento?

O que é abstinência alcoólica e qual o tratamento?

Também conhecida por síndrome da abstinência alcoólica (SAA), é composta por diferentes sintomas que se apresentam em pacientes que são dependen

Como conviver com drogado e procurar ajuda

Como conviver com drogado e procurar ajuda

A maioria das pessoas que são usuárias de drogas não reconhecem que precisam de ajuda e que não conseguem se controlar

Quando uma pessoa pode ser considerada alcoólatra

Quando uma pessoa pode ser considerada alcoólatra

As bebidas alcoólicas estão presentes diariamente na vida do brasileiro, seja por questão cultural ou social.