Clínica de recuperação evangélica

Clínica de recuperação evangélica


VIVA MELHOR!!   Gênesis 12: 2   Há duas maneiras de você viver, da melhor maneira ou da pior maneira. Qual delas você prefere?  É fácil, com certeza escolheremos a melhor. Mas será que é assim que vivemos? Há pessoas que tem o dom de nos colocar lá embaixo. Estas vivem da melhor maneira?

O Instituto Abraão nasceu com a finalidade de atender, estimular e desenvolver atividades de promoção humana, social, cultural e devocional. Além disto, trabalhamos na prevenção e tratamento ao uso indevido e indiscriminado de drogas / álcool.

A nossa proposta terapêutica é trabalhar as questões físicas, emocionais e espirituais dos acolhidos, utilizando as mais recentes e modernas técnicas  de avaliação e reeducação comportamental, através de abordagens cognitivas. Para isso, contamos com uma equipe multidisciplinar  altamente treinada, experiente e comprometida com o bem-estar de  todos que estão em tratamento, sempre trabalhando com respeito, liberdade e confiança, o que nos assegura resultados extremamente gratificantes, os quais nos orgulhamos.

Nosso tratamento é focado em superação da dependência química, e uma terapia especializada conforme perfil e necessidade de cada pessoa.

Quando você está lutando contra o vício de drogas, sobriedade pode parecer uma meta impossível. Mas a recuperação nunca está fora de nosso alcance, independente do quão desesperador pareça a situação. A mudança é possível com o tratamento adequado e apoio, enfrentando a raiz do problema.

A espiritualidade e a religiosidade funcional são capazes de reduzir a ansiedade, que é frequente nos dependentes químicos. O controle desses sentimentos é fundamental para conquistar a remissão da doença e afastar a possibilidade de recaídas.

O combate à dependência química é cercado por episódios de enfretamentos que geram dor e sofrimento: a distancia da família, a abstinência, a ansiedade e o medo. A religião age justamente nesse momento, desenvolvendo na pessoa uma sensação de segurança ao se ver pertencente a uma força onipotente.

Desenvolver o conhecimento espiritual faz com que a pessoa trabalhe o autoconhecimento e encontre estabilidade emocional necessária para viver o processo de desintoxicação e a reinserção social com mais afinco. A religiosidade tem a capacidade de trazer um significado novo para a vida e suas experiências, fazendo com que o dependente tenha um motivo a mais para superar o vicio. Independente da religião de cada um, essa religiosidade facilita a recuperação da dependência de drogas e diminui os índices de recaídas, atuando pelas seguintes vias: aumento do otimismo, percepção do suporte social, resiliência, estresse e diminuição dos níveis de ansiedade.

A droga não gera mais prazer, mas sim a angústia de ter perdido os referenciais da vida. A conscientização não é imediata, podendo levar até dois anos, a partir do momento em que a pessoa se vincula a um grupo religioso.

Dentre as técnicas de tratamento comum aos grupos religiosos, a oração é bastante praticada. O foco é a abstinência total, não sendo admitida a possibilidade de sucesso por meio de redução de danos por nenhum grupo. Além de tranquilizar o usuário de drogas, por meio de um estado meditativo e de alteração da consciência, a oração também promove a fé, dividindo a responsabilidade do tratamento com Deus.  Isso faz com que a qualidade de vida dos adeptos melhore também e leva ao afastamento natural das drogas, a falta de interesse impulsionada pelo medo ou apenas pela conscientização da degradação moral associada ao abuso dessas substancias.

Ao enfrentar dificuldades, o individuo acaba se apoiando na fé, e se afasta naturalmente de atitudes contrarias a moral difundida pela religião. Além disso, o fato de se contar com a ajuda de Deus, gera um amparo constante, conforto e bem-estar.

A religião não apenas promove a abstinência do consumo de drogas, mas oferece recursos para que a pessoa consiga de reestruturar socialmente. Há possibilidade de uma nova rede de amizades, ocupação do tempo livre em trabalhos voluntários, até mesmo com outros dependentes, valorização do potencial individual, coesão do grupo, e apoio dos líderes religiosos, que jamais vão julgar o individuo.

O sucesso dos tratamentos religiosos está no acolhimento àqueles que buscam ajuda, no respeito que lhes é transmitindo, o que ajuda na recuperação da autoestima e reinserção na sociedade por meio de novas atividades e vínculos sociais. Essa estrutura se apoia na fé religiosa, que promove o acolhimento ao grupo por oferecer respostas filosóficas e religiosas para as questões da vida.

Não desista, mesmo se você já tentou de tudo  e não conseguiu se recuperar. O caminho para a recuperação , muitas vezes envolve colisões, armadilhas e retrocessos. Mas, examinando o problema e pensando em mudança, você já está no caminho certo.

Blog

Como funciona um programa especializado na recuperação da dependência química

Como funciona um programa especializado na recuperação da dependência química

A dependência química é um problema grave de saúde, e afeta não só o dependente químico, mas também seus familiares

O que é abstinência alcoólica e qual o tratamento?

O que é abstinência alcoólica e qual o tratamento?

Também conhecida por síndrome da abstinência alcoólica (SAA), é composta por diferentes sintomas que se apresentam em pacientes que são dependen

Como conviver com drogado e procurar ajuda

Como conviver com drogado e procurar ajuda

A maioria das pessoas que são usuárias de drogas não reconhecem que precisam de ajuda e que não conseguem se controlar

Quando uma pessoa pode ser considerada alcoólatra

Quando uma pessoa pode ser considerada alcoólatra

As bebidas alcoólicas estão presentes diariamente na vida do brasileiro, seja por questão cultural ou social.