Centro de desintoxicação

Centro de desintoxicação


O tratamento da dependência em drogas ou álcool vai muito além de tratar os efeitos das substâncias tóxicas no organismo. O maior desafio é evitar as recaídas depois do inicio do tratamento.

O abuso dessas substâncias causa uma alteração no cérebro que leva à dependência. Essa situação é irreversível, portanto, o dependente precisa aprender a conviver com essa doença, estando sempre vigilante para que não retorne ao vício.

Entenda um pouco mais sobre as recaídas neste post preparado pelo Instituto Abraão especialmente para você!

Reaprendendo a viver

Os pacientes que chegam ao Instituto Abraão, muitas vezes não estão cientes de que as substâncias toxicas afetaram a sua vida para sempre. Faz parte do tratamento conscientizá-los dessa realidade. Ao mesmo tempo, é preciso apoiá-los, mostrando que é possível levar uma vida normal depois da reabilitação.

Um dos maiores problemas da recuperação da dependência química é a taxa de recaída. De fato, a grande maioria dos dependentes que decidem mudar suas vidas acaba voltando às drogas.

E isso acontece por diversos motivos, mas um dos principais é a falta de apoio e estrutura familiar que os acolha e ofereça o que é necessário para que ele continue firme na sua decisão.

A igreja como instituição também pode desempenhar um papel fundamental neste sentido. O senso de comunidade que existe entre seus membros, o apoio que cada um deles proporciona e o compartilhamento de experiências entre si têm o poder de manter o dependente convicto do que ele quer para sua vida.

Assim, vemos que resgatar a fé é sim muito importante para a recuperação de dependentes químicos e que, em conjunto com o tratamento convencional, isso tem o poder de transformar vidas.

Clínica de desintoxicação

No Instituto Abraão, cada tratamento é personalizado. De qualquer forma, ainda que haja grande preocupação com a espiritualidade, não se negligencia o tratamento convencional.

Por isso, cada paciente passa por avaliação física e psicológica, enfrentando diversas etapas do tratamento, especialmente a de desintoxicação.

Trata-se de uma fase difícil que visa a limpar o organismo e é acompanhada pelas crises de abstinência, sendo a severidade dos sintomas proporcional ao grau de intoxicação do indivíduo.

O que determina o grau de intoxicação é:

  • Tempo de uso das drogas ou álcool;
  • Tipo de droga e volume ingerido e
  • Outros fatores como gênero e predisposição.

Equipe multidisciplinar

Concomitantemente à desintoxicação, a equipe multidisciplinar do Instituto Abraão cuida da saúde física e psicológica do paciente com o objetivo de devolver o cidadão reabilitado para sua família e para a sociedade.

São médicos, terapeutas, nutricionistas, preparadores físicos e muito mais profissionais preocupados com a saúde do paciente e trabalhando conjuntamente para a sua reabilitação.

Não deixe de conhecer o centro de desintoxicção do Instituto Abraão!

Blog

Como funciona um programa especializado na recuperação da dependência química

Como funciona um programa especializado na recuperação da dependência química

A dependência química é um problema grave de saúde, e afeta não só o dependente químico, mas também seus familiares

O que é abstinência alcoólica e qual o tratamento?

O que é abstinência alcoólica e qual o tratamento?

Também conhecida por síndrome da abstinência alcoólica (SAA), é composta por diferentes sintomas que se apresentam em pacientes que são dependen

Como conviver com drogado e procurar ajuda

Como conviver com drogado e procurar ajuda

A maioria das pessoas que são usuárias de drogas não reconhecem que precisam de ajuda e que não conseguem se controlar

Quando uma pessoa pode ser considerada alcoólatra

Quando uma pessoa pode ser considerada alcoólatra

As bebidas alcoólicas estão presentes diariamente na vida do brasileiro, seja por questão cultural ou social.