
Centro de desintoxicação
O tratamento da dependência em drogas ou álcool vai muito além de tratar os efeitos das substâncias tóxicas no organismo. O maior desafio é evitar as recaídas depois do inicio do tratamento.
O abuso dessas substâncias causa uma alteração no cérebro que leva à dependência. Essa situação é irreversível, portanto, o dependente precisa aprender a conviver com essa doença, estando sempre vigilante para que não retorne ao vício.
Entenda um pouco mais sobre as recaídas neste post preparado pelo Instituto Abraão especialmente para você!
Reaprendendo a viver
Os pacientes que chegam ao Instituto Abraão, muitas vezes não estão cientes de que as substâncias toxicas afetaram a sua vida para sempre. Faz parte do tratamento conscientizá-los dessa realidade. Ao mesmo tempo, é preciso apoiá-los, mostrando que é possível levar uma vida normal depois da reabilitação.
Um dos maiores problemas da recuperação da dependência química é a taxa de recaída. De fato, a grande maioria dos dependentes que decidem mudar suas vidas acaba voltando às drogas.
E isso acontece por diversos motivos, mas um dos principais é a falta de apoio e estrutura familiar que os acolha e ofereça o que é necessário para que ele continue firme na sua decisão.
A igreja como instituição também pode desempenhar um papel fundamental neste sentido. O senso de comunidade que existe entre seus membros, o apoio que cada um deles proporciona e o compartilhamento de experiências entre si têm o poder de manter o dependente convicto do que ele quer para sua vida.
Assim, vemos que resgatar a fé é sim muito importante para a recuperação de dependentes químicos e que, em conjunto com o tratamento convencional, isso tem o poder de transformar vidas.
Clínica de desintoxicação
No Instituto Abraão, cada tratamento é personalizado. De qualquer forma, ainda que haja grande preocupação com a espiritualidade, não se negligencia o tratamento convencional.
Por isso, cada paciente passa por avaliação física e psicológica, enfrentando diversas etapas do tratamento, especialmente a de desintoxicação.
Trata-se de uma fase difícil que visa a limpar o organismo e é acompanhada pelas crises de abstinência, sendo a severidade dos sintomas proporcional ao grau de intoxicação do indivíduo.
O que determina o grau de intoxicação é:
- Tempo de uso das drogas ou álcool;
- Tipo de droga e volume ingerido e
- Outros fatores como gênero e predisposição.
Equipe multidisciplinar
Concomitantemente à desintoxicação, a equipe multidisciplinar do Instituto Abraão cuida da saúde física e psicológica do paciente com o objetivo de devolver o cidadão reabilitado para sua família e para a sociedade.
São médicos, terapeutas, nutricionistas, preparadores físicos e muito mais profissionais preocupados com a saúde do paciente e trabalhando conjuntamente para a sua reabilitação.
Não deixe de conhecer o centro de desintoxicção do Instituto Abraão!