Casa de recuperação para dependentes químicos

Casa de recuperação para dependentes químicos


Uma Casa de Recuperação (ou moradia assistida) é uma excelente opção de tratamento para dependentes químicos e alcoólatras. É um local para morar com segurança e cuidados especiais de profissionais da área da saúde altamente especializados no assunto. É a melhor ferramenta para ajudar a pessoa que esteja enfrentando problemas com vícios em álcool, ou em outras drogas.

O principal objetivo da Casa de Recuperação para dependentes químicos é oferecer atendimento especializado através do acolhimento em um modelo residencial, auxiliando dessa forma, as pessoas que sofrem com a dependência química/alcoolismo a fortalecerem sua autonomia, os vínculos familiares e os recursos emocionais para lidar com as dificuldades do dia-a-dia; visando nesse sentido, a transformação dos indivíduos através das vivências comunitárias proporcionadas em nosso espaço de recuperação e  reinserção social.

Antes de mais nada, é importante que o paciente passe por uma avaliação psiquiátrica, o que nem sempre é fácil de conseguir, visto a resistência do paciente. Por isso a família pode tentar a internação involuntária.

Há três tipos de internação, a voluntária, involuntária e a compulsória.

 - Internação voluntária: o paciente concorda e se internar para receber o tratamento adequado

 - Internação involuntária: o paciente representa risco de vida para si mesmo e para outras pessoas, sendo que a família deve entrar com pedido para que um psiquiatra possa autorizar esse tipo de internação.

 - Internação compulsória: ocorre quando o paciente cometeu algum delito sobre efeito das drogas, e assim, a internação é imposta por um juiz com base em lei própria.

Cada tipo de tratamento possui uma abordagem específica e adequada para atender as reais necessidades e o grau de dependência química em que os pacientes se encontram, sendo realizados por nossa equipe médica e psicoterapêutica que acompanha os pacientes durante todo o processo de reabilitação.

As casas de recuperação oferecem serviços de vários tipos, desde atendimentos médicos, psicológicos e atividades de reinserção social. Geralmente começa pela desintoxicação, fase em que o corpo se desintoxica das químicas ingeridas, uma fase bem difícil para o paciente, pois causa dor física além da emocional, de tanta dependência que a droga causou no organismo.

Contando com profissionais altamente qualificados e um ambiente amoroso, a nossa missão é ajudar o dependente químico a se tornar uma pessoa livre através da mudança do estilo de vida, ser capaz de realizar um projeto pessoal construtivo e aprender a estar bem consigo mesmo e com a sociedade.

Além das sessões individuais com psicólogos, as casas de recuperação trabalham com bastante terapia em grupo, e outras atividades ligadas as artes, musica, e jogos entre si. Tudo isso ajuda o paciente a se fortalecer e se expressar, a fim de que encontre uma maneira interna de lidar com as questões pelas quais passou e as dificuldades que enfrentará daqui para frente.

Uma parte importante do tratamento é a reinserção social. O objetivo é ajudar a pessoa a se preparar para conviver em sociedade novamente, agora, livre do vicio. Esse é o trabalho mais importante, pois a reintegração da pessoa na sociedade tem que ser feita com um constante apoio psicológico através de terapias, onde o profissional vai trabalhar com o paciente para que este não tenha mais recaídas. Os grupos de apoio, rodas de conversa e palestras são bastante utilizados.

Na casa de recuperação a pessoa recebe acompanhamento medico, psicológico, psiquiátrico e cuidará não só de sua saúde física, mas mental e emocional, conhecendo maneiras de lidar com a dependência e se preparando para voltar a sociedade com mais qualidade e bem-estar.

Nesse processo a família pode apresentar um grande suporte ao paciente. É importante não só o afeto, mas também demonstrar ao individuo que ele está sendo compreendido e também tem o apoio para estar passando por esse tratamento. Uma ótima forma de contribuir é demonstrar esse apoio e não julgar ou brigar.

A presença também é importante, a família pode acompanhar o tratamento na Casa de Recuperação e deve se informar o máximo possível, sobre o tipo da dependência do paciente, seus efeitos, e também se possível, passar por um tratamento psicológico para lidar com as dores que sofreu enquanto a pessoa estava sob efeito das drogas.

É necessário escolher bem a instituição, o Instituto Abraão oferece todo apoio psicológico para o paciente e para a família, além de ter um tratamento adequado para todo tipo de dependência química.

Blog

Como funciona um programa especializado na recuperação da dependência química

Como funciona um programa especializado na recuperação da dependência química

A dependência química é um problema grave de saúde, e afeta não só o dependente químico, mas também seus familiares

O que é abstinência alcoólica e qual o tratamento?

O que é abstinência alcoólica e qual o tratamento?

Também conhecida por síndrome da abstinência alcoólica (SAA), é composta por diferentes sintomas que se apresentam em pacientes que são dependen

Como conviver com drogado e procurar ajuda

Como conviver com drogado e procurar ajuda

A maioria das pessoas que são usuárias de drogas não reconhecem que precisam de ajuda e que não conseguem se controlar

Quando uma pessoa pode ser considerada alcoólatra

Quando uma pessoa pode ser considerada alcoólatra

As bebidas alcoólicas estão presentes diariamente na vida do brasileiro, seja por questão cultural ou social.