
Casa de recuperação para dependentes químicos
Uma Casa de Recuperação (ou moradia assistida) é uma excelente opção de tratamento para dependentes químicos e alcoólatras. É um local para morar com segurança e cuidados especiais de profissionais da área da saúde altamente especializados no assunto. É a melhor ferramenta para ajudar a pessoa que esteja enfrentando problemas com vícios em álcool, ou em outras drogas.
O principal objetivo da Casa de Recuperação para dependentes químicos é oferecer atendimento especializado através do acolhimento em um modelo residencial, auxiliando dessa forma, as pessoas que sofrem com a dependência química/alcoolismo a fortalecerem sua autonomia, os vínculos familiares e os recursos emocionais para lidar com as dificuldades do dia-a-dia; visando nesse sentido, a transformação dos indivíduos através das vivências comunitárias proporcionadas em nosso espaço de recuperação e reinserção social.
Antes de mais nada, é importante que o paciente passe por uma avaliação psiquiátrica, o que nem sempre é fácil de conseguir, visto a resistência do paciente. Por isso a família pode tentar a internação involuntária.
Há três tipos de internação, a voluntária, involuntária e a compulsória.
- Internação voluntária: o paciente concorda e se internar para receber o tratamento adequado
- Internação involuntária: o paciente representa risco de vida para si mesmo e para outras pessoas, sendo que a família deve entrar com pedido para que um psiquiatra possa autorizar esse tipo de internação.
- Internação compulsória: ocorre quando o paciente cometeu algum delito sobre efeito das drogas, e assim, a internação é imposta por um juiz com base em lei própria.
Cada tipo de tratamento possui uma abordagem específica e adequada para atender as reais necessidades e o grau de dependência química em que os pacientes se encontram, sendo realizados por nossa equipe médica e psicoterapêutica que acompanha os pacientes durante todo o processo de reabilitação.
As casas de recuperação oferecem serviços de vários tipos, desde atendimentos médicos, psicológicos e atividades de reinserção social. Geralmente começa pela desintoxicação, fase em que o corpo se desintoxica das químicas ingeridas, uma fase bem difícil para o paciente, pois causa dor física além da emocional, de tanta dependência que a droga causou no organismo.
Contando com profissionais altamente qualificados e um ambiente amoroso, a nossa missão é ajudar o dependente químico a se tornar uma pessoa livre através da mudança do estilo de vida, ser capaz de realizar um projeto pessoal construtivo e aprender a estar bem consigo mesmo e com a sociedade.
Além das sessões individuais com psicólogos, as casas de recuperação trabalham com bastante terapia em grupo, e outras atividades ligadas as artes, musica, e jogos entre si. Tudo isso ajuda o paciente a se fortalecer e se expressar, a fim de que encontre uma maneira interna de lidar com as questões pelas quais passou e as dificuldades que enfrentará daqui para frente.
Uma parte importante do tratamento é a reinserção social. O objetivo é ajudar a pessoa a se preparar para conviver em sociedade novamente, agora, livre do vicio. Esse é o trabalho mais importante, pois a reintegração da pessoa na sociedade tem que ser feita com um constante apoio psicológico através de terapias, onde o profissional vai trabalhar com o paciente para que este não tenha mais recaídas. Os grupos de apoio, rodas de conversa e palestras são bastante utilizados.
Na casa de recuperação a pessoa recebe acompanhamento medico, psicológico, psiquiátrico e cuidará não só de sua saúde física, mas mental e emocional, conhecendo maneiras de lidar com a dependência e se preparando para voltar a sociedade com mais qualidade e bem-estar.
Nesse processo a família pode apresentar um grande suporte ao paciente. É importante não só o afeto, mas também demonstrar ao individuo que ele está sendo compreendido e também tem o apoio para estar passando por esse tratamento. Uma ótima forma de contribuir é demonstrar esse apoio e não julgar ou brigar.
A presença também é importante, a família pode acompanhar o tratamento na Casa de Recuperação e deve se informar o máximo possível, sobre o tipo da dependência do paciente, seus efeitos, e também se possível, passar por um tratamento psicológico para lidar com as dores que sofreu enquanto a pessoa estava sob efeito das drogas.
É necessário escolher bem a instituição, o Instituto Abraão oferece todo apoio psicológico para o paciente e para a família, além de ter um tratamento adequado para todo tipo de dependência química.