Quais são os motivos que levam os jovens a usar drogas?


Quais são os motivos que levam os jovens a usar drogas?

Jovens são alegres, muito impulsivos e muitas vezes essa impulsividade pode levar ao uso de drogas, por simples curiosidade. É muito discutido sobre as drogas e o álcool, e também seus efeitos, deixando os jovens curiosos quanto ao que realmente essas substâncias podem oferecer. Isso pode ser uma abertura para um caminho sem volta, já que as drogas e suas sensações podem ser bastante sedutoras, algumas até capazes de viciar se usadas uma única vez.

Problemas e Frustrações

Seja por estresse na escola, separação dos pais, brigas entre amigos ou perda de alguém querido, na juventude esses problemas podem ganhar uma dimensão grande e parecer insuportável. Por isso o jovem vai atrás das drogas e do álcool, a fim de que eles ofereçam uma possibilidade de esquecimento e distração.
Há uma necessidade de experimentar novas emoções, até por isso que a adolescência é a fase em que se experimenta tudo pela primeira vez. O jovem procura sempre algo novo, que lhe permita ter novas sensações e experiências. Tudo o que gera emoção, é interessante e atrativo.
Também tem a possibilidade de querer ser aceito e fazer parte de algum grupo, fazendo assim uso de drogas e álcool para ser igual aos demais. É uma fase de transição, em muitos momentos o adolescente pode ser confuso, ser cobrado ora como criança, ora como adulto e isso faz com que ele acabe buscando em outras pessoas a bebida ou drogas, um conforto para superar a fase.

 

Influência da família

Muitos adolescentes experimentam álcool pela primeira vez na própria casa, oferecido pelos pais ou parentes. Ou pode conviver em um ambiente que sempre há muita bebida, o que faz com que ele pense que é normal, beber todos os dias por exemplo. Não faz sentido dizer a um adolescente que beber faz mal se há festas com bebidas na própria casa sempre.
Há estudos que demonstram que há influencia genética na dependência química, então além de comportamentos, há também esse fator genético que pode influenciar para que o adolescente se torne um viciado em bebidas alcoólicas.

É natural que adolescentes busquem valores de satisfação imediata, e quando ele fica desmotivado, a vulnerabilidade ao uso de drogas e álcool é ainda maior. A chance de querer usar isso para o resto da vida quando se inicia na adolescência é muito grande.
Os estudos e a convivência social com a família são prejudicados por isso o uso de bebidas na adolescência não deve ser incentivado de jeito nenhum.

A droga infelizmente tem um componente básico: o prazer. Meninas procuram drogas para emagrecer, e acabam enxergando isso como uma maneira fácil de perder peso. Os pais precisam ser cuidadosos em situações como essa, perceber a situação e iniciar um tratamento o quanto antes. Quanto mais rápido o problema com as drogas for identificado, melhor será tratado.

Independente do motivo que levou a pessoa ao consumo é importante buscar tratamento, seja em qualquer circunstância, idade ou tipo de droga utilizada. Em uma clinica de recuperação, eles receberão toda ajuda dedicada e contam com equipes especializadas e qualificadas que trabalham com o objetivo de manter a pessoa limpa.

Blog

O que é o tratamento para alcoólatras e como internar

O que é o tratamento para alcoólatras e como internar

Consumir álcool em excesso é um problema que afeta pessoas de várias idades, gênero e diferentes classes sociais.

Entenda como funciona a internação para alcoólatras

Entenda como funciona a internação para alcoólatras

Cada vez mais aumentam as buscas por clínicas para alcoólatras, o que mostra que a dependência química é uma realidade bem preocupante.

Como funciona um programa especializado na recuperação da dependência química

Como funciona um programa especializado na recuperação da dependência química

A dependência química é um problema grave de saúde, e afeta não só o dependente químico, mas também seus familiares

O que é abstinência alcoólica e qual o tratamento?

O que é abstinência alcoólica e qual o tratamento?

Também conhecida por síndrome da abstinência alcoólica (SAA), é composta por diferentes sintomas que se apresentam em pacientes que são dependen