A suspeita de overdose de cocaína exige atendimento médico imediato. Ligue para o SAMU pelo 192, principalmente se houver dor no peito, falta de ar, convulsão, desmaio, confusão intensa, agitação extrema ou temperatura corporal elevada. Enquanto o socorro não chega, mantenha o ambiente seguro, observe a respiração e siga as orientações da equipe de emergência.
O que é uma intoxicação aguda por cocaína?
A intoxicação aguda por cocaína acontece quando a substância provoca efeitos tóxicos intensos no organismo, afetando especialmente o coração, a circulação, o cérebro e a temperatura corporal. Nos quadros graves, a situação pode ser chamada de overdose de cocaína e representar risco imediato à vida.
A gravidade não depende apenas da quantidade consumida. Pureza desconhecida, forma de uso, condições de saúde, repetição de doses e combinação com álcool, medicamentos ou outras drogas podem alterar os efeitos. Por isso, não é seguro tentar estimar em casa se a pessoa “usou pouco” ou esperar para ver se os sintomas desaparecem.
Um sinal isolado não confirma uma overdose. No entanto, sintomas intensos, súbitos ou progressivos após o uso de cocaína devem ser tratados como possível emergência até a avaliação médica.
Quais são os sinais de overdose de cocaína?
Os sinais de overdose de cocaína podem ser físicos, cardiovasculares, neurológicos e comportamentais. Eles nem sempre aparecem juntos e podem piorar rapidamente.
Sinais físicos
- Suor excessivo;
- temperatura corporal muito elevada;
- tremores intensos;
- náuseas ou vômitos;
- respiração rápida, difícil ou irregular;
- fraqueza intensa ou perda de controle dos movimentos;
- pele muito quente, pálida ou com coloração alterada.
Sinais cardiovasculares
- Dor, pressão ou aperto no peito;
- batimentos muito acelerados ou percebidos como irregulares;
- falta de ar;
- tontura intensa;
- desmaio.
Dor no peito após o uso de cocaína deve ser considerada uma emergência, inclusive em pessoas jovens ou sem diagnóstico cardíaco conhecido.
Sinais neurológicos
- Convulsão;
- confusão intensa;
- desorientação;
- dificuldade para falar ou compreender;
- dor de cabeça súbita e muito intensa;
- perda de consciência;
- fraqueza repentina em uma parte do corpo.
Sinais comportamentais e psicológicos
- Agitação extrema;
- pânico intenso;
- paranoia ou medo desproporcional;
- agressividade incomum;
- alucinações;
- comportamento desorganizado ou imprevisível.
Agitação e ansiedade podem ocorrer durante o uso, mas a presença de alteração importante da consciência, comportamento fora de controle, dor no peito, falta de ar, convulsão ou superaquecimento aumenta a preocupação com uma intoxicação por cocaína.
Como agir diante de uma possível overdose?
O primeiro passo é acionar o SAMU pelo 192 sem demora. Não espere todos os sinais aparecerem nem tente resolver a situação apenas em casa.
- Informe a suspeita com clareza. Diga que pode ter ocorrido uso de cocaína, descreva os sintomas e informe, se souber, quando houve o consumo e se outras substâncias foram utilizadas.
- Mantenha o ambiente seguro. Afaste objetos que possam causar ferimentos e reduza estímulos, como barulho, discussões ou aglomeração de pessoas.
- Observe a respiração e a consciência. Avise imediatamente ao atendente se a pessoa parar de responder, apresentar dificuldade para respirar ou perder a consciência.
- Siga as instruções do serviço de emergência. A equipe do 192 poderá orientar como posicionar e acompanhar a pessoa até a chegada do atendimento.
- Facilite o acesso dos socorristas. Quando possível, deixe portões e entradas livres e peça para alguém aguardar a equipe.
Se ocorrer uma convulsão, afaste objetos próximos que possam machucar a pessoa. Não tente segurá-la à força e não coloque nada em sua boca. Informe ao SAMU o que está acontecendo e siga as orientações recebidas.
O que não fazer durante uma emergência por uso de cocaína?
Algumas tentativas de ajuda podem atrasar o atendimento ou aumentar os riscos. Diante de uma possível emergência por uso de cocaína:
- não espere os sintomas passarem sozinhos;
- não ofereça álcool, café, energéticos, medicamentos ou outras substâncias;
- não provoque vômito;
- não coloque a pessoa em banho frio ou quente;
- não discuta, confronte ou faça ameaças durante um estado de agitação;
- não imobilize a pessoa à força, exceto para evitar um perigo imediato e seguindo orientação profissional;
- não deixe a pessoa sozinha;
- não esconda da equipe médica informações sobre as substâncias que podem ter sido usadas.
Mesmo que a pessoa esteja consciente, ela pode não avaliar corretamente a própria condição. Priorize a segurança, mantenha uma comunicação calma e aguarde a orientação dos profissionais.
O que acontece após a chegada ao atendimento médico?
A equipe de urgência avaliará respiração, circulação, temperatura, estado de consciência e possíveis complicações. A conduta depende dos sintomas e das condições individuais, por isso não deve ser substituída por medidas caseiras.
Mesmo quando há melhora aparente antes da chegada do socorro, a avaliação médica continua sendo importante. Algumas complicações podem não ser facilmente percebidas por familiares ou pessoas próximas.
Após a estabilização, é importante avaliar o uso de cocaína
Depois da estabilização clínica e da alta médica, uma avaliação especializada pode ajudar a compreender o padrão de consumo, os riscos associados e a necessidade de tratamento para dependência química. Uma overdose não confirma, isoladamente, a existência de dependência, mas indica uma situação grave que merece acompanhamento.
A família também pode precisar de orientação para abordar o assunto, estabelecer limites seguros e reconhecer novas situações de risco. O cuidado deve considerar tanto a pessoa que usa a substância quanto os impactos vividos por quem está ao redor.
O Instituto Abraão informa oferecer tratamento humanizado para dependência química, atendimento 24 horas, equipe multidisciplinar e apoio à família. Após a emergência e a liberação médica, procure uma avaliação especializada para receber orientações adequadas ao caso.
Em caso de suspeita de overdose de cocaína, priorize o atendimento de urgência: ligue para o SAMU pelo 192 e siga as instruções da equipe.