Quantas latas de cerveja posso beber por semana?


Quantas latas de cerveja posso beber por semana?

Os convites para beber cerveja são muitos em churrascos, festas e happy hours, mas é preciso ficar atento: mesmo sendo vendida legalmente, a cerveja e outras bebidas alcoólicas podem causar dependência química em qualquer pessoa, desencadeando problemas de saúde e nas relações sociais.

No texto de hoje, entenda qual é o limite semanal de cerveja considerado normal para o consumo. Assim você evita entrar para as estatísticas de dependência ou de doenças causadas pelo consumo excessivo de álcool. Confira!

 

A quantidade recomendada

Um estudo liderado pela Universidade de Cambridge, na Inglaterra, concluiu que a quantidade de consumo aceitável de cerveja é de até sete latas por semana, o que equivale a 190 gramas de álcool.

A análise envolveu cerca de 600 mil pessoas em 19 países e indicou que a maior parte delas bebe uma quantidade maior do que a indicada. Os cientistas defenderam a necessidade de se criarem diretrizes e campanhas para a redução de consumo.

 

Há um jeito certo de beber cerveja?

Algo importante de ser destacado é que, além da quantidade de bebida ingerida, as pessoas devem ficar atentas à frequência de consumo.

Dizer que a recomendação são sete latas por semana não significa, por exemplo, que uma pessoa esteja liberada para consumir tudo isso apenas em um dia da semana. Saiba que o fígado é responsável por cuidar do álcool que ingerimos: como ele não é uma substância natural do corpo e necessária para a sobrevivência, é normal que o organismo queira expulsá-lo. Cabe ao órgão então fazer a metabolização do álcool para que posteriormente ele seja removido através da urina.

A questão é que o fígado possui a capacidade de trabalhar apenas com 14 gramas de álcool por hora. Enquanto isso, a parte excedente da substância continua a circular pelo organismo, deixando um rastro de intoxicação e de destruição de tecidos até que seja completamente metabolizada.

 

Os riscos do consumo elevado

A médio e longo prazo, o indivíduo pode desenvolver doenças diversas, em especial as cardiovasculares e as hepáticas.

A pesquisa feita em Cambridge também mostrou que aqueles que bebem de 100 a 200 gramas semanais de álcool desperdiçam seis meses de sua vida. Quem consome quantidades maiores está fadado a ter sua existência encurtada em até 5 anos.

 

É importante estar atento ao volume consumido. E se você notar algum sinal de que a situação está fora de controle, procure ajuda! O Instituto Abraão oferece atendimento especializado em alcoolismo para homens, mulheres, adolescentes, adultos e idosos. Entre em contato conosco!

 

Blog

Como funciona um programa especializado na recuperação da dependência química

Como funciona um programa especializado na recuperação da dependência química

A dependência química é um problema grave de saúde, e afeta não só o dependente químico, mas também seus familiares

O que é abstinência alcoólica e qual o tratamento?

O que é abstinência alcoólica e qual o tratamento?

Também conhecida por síndrome da abstinência alcoólica (SAA), é composta por diferentes sintomas que se apresentam em pacientes que são dependen

Como conviver com drogado e procurar ajuda

Como conviver com drogado e procurar ajuda

A maioria das pessoas que são usuárias de drogas não reconhecem que precisam de ajuda e que não conseguem se controlar

Quando uma pessoa pode ser considerada alcoólatra

Quando uma pessoa pode ser considerada alcoólatra

As bebidas alcoólicas estão presentes diariamente na vida do brasileiro, seja por questão cultural ou social.