Quando é que uma pessoa é considerada alcoólatra?


Quando é que uma pessoa é considerada alcoólatra?

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), no Brasil, há três milhões de pessoas dependentes de álcool, o que torna o alcoolismo um problema de saúde pública. Será que há alguma forma de saber quando uma pessoa se tornou alcoólatra antes de que algo mais grave aconteça? O Instituto Abraão vai te ajudar com isso, trazendo pontos de atenção para você observar!

 

Padrão de consumo de álcool

A pessoa que até então bebia socialmente - uma cerveja ou um copo de chopp com os colegas - passa a beber em maior quantidade. Podem ser considerados alcoólatras aqueles que bebem todos os dias ou só de vez em quando, mas que quase sempre tomam um "porre". A questão não está apenas na frequência, mas também na quantidade ingerida e na possibilidade de parar quando quiser.

 

Controle sobre a bebida

O ponto chave da dependência é a necessidade incontrolável que ela gera no indivíduo e que o obriga a beber. Se antes o álcool tinha um papel coadjuvante na vida da pessoa, aos poucos ele se torna protagonista.

Isso acontece porque o organismo deixa de considerá-lo como uma substância estranha, passando a tolerá-lo e aí a pessoa sente que precisa beber para se sentir bem com ela mesma.

 

Sintomas de abstinência

Se ingerir o álcool se torna uma necessidade do corpo, como beber água e comer, o organismo vai começar a apresentar sinais de abstinência sempre que não receber a substância.  Os mais frequentes são:

 

  • Ansiedade
  • Agressividade
  • Depressão
  • Tremores
  • Falta de concentração
  • Taquicardia
  • Sudorese
  • Mudança repentina de humor
  • Ataques de pânico

 

A motivação para beber

As bebidas alcoólicas são consumidas geralmente em momentos de sociabilidade como o churrasco na casa dos amigos ou a ida ao bar para festejar um aniversário. Os seus efeitos são ligados à sensação de prazer e de relaxamento que combinam com essas ocasiões.

No caso dos alcoólatras, é comum que seu consumo exagerado aconteça para substituir algo, funcionando por exemplo como solução para seus problemas. Solidão, dificuldades financeiras, perda de emprego, mudanças extremas e conflitos familiares são algumas das questões que trazem angústia e preocupação para o indivíduo, levando-o ao consumo.

O caminho saudável para lidar com estas questões seria conversar com as pessoas envolvidas, refletir sobre seus atos, planejar-se ou buscar ajuda especializada. Mas por algum motivo, como exemplos na família ou fragilidades em sua educação, a pessoa prefere não enfrentar estes problemas.

Nesse sentido, a bebida funciona como um recurso para aliviar as dores causadas pelos sentimentos negativos, esquecendo-os e negando-os, mesmo que momentaneamente.

 

Mudança de comportamento

Outra característica marcante do alcoolismo é a mudança de personalidade do dependente, que se torna uma pessoa distante, evasiva e até agressiva, já não mantendo contato com os amigos de antes. Seu rendimento no trabalho e nos estudos cai drasticamente, piorando ainda mais o quadro.

 

Identificar esses sinais o mais cedo possível e buscar uma clínica de recuperação confiável para internação é o melhor a fazer. Conte com o Instituto Abraão: temos uma equipe especializada que pode dar suporte a você e a sua família durante o tratamento. Fale conosco agora mesmo!

Blog

O que é o tratamento para alcoólatras e como internar

O que é o tratamento para alcoólatras e como internar

Consumir álcool em excesso é um problema que afeta pessoas de várias idades, gênero e diferentes classes sociais.

Entenda como funciona a internação para alcoólatras

Entenda como funciona a internação para alcoólatras

Cada vez mais aumentam as buscas por clínicas para alcoólatras, o que mostra que a dependência química é uma realidade bem preocupante.

Como funciona um programa especializado na recuperação da dependência química

Como funciona um programa especializado na recuperação da dependência química

A dependência química é um problema grave de saúde, e afeta não só o dependente químico, mas também seus familiares

O que é abstinência alcoólica e qual o tratamento?

O que é abstinência alcoólica e qual o tratamento?

Também conhecida por síndrome da abstinência alcoólica (SAA), é composta por diferentes sintomas que se apresentam em pacientes que são dependen