O que é abstinência alcoólica e qual o tratamento?


O que é abstinência alcoólica e qual o tratamento?

Também conhecida por síndrome da abstinência alcoólica (SAA), é composta por diferentes sintomas que se apresentam em pacientes que são dependentes do álcool e param de fazer o uso da substância de repente.

Em alguns casos o processo de abstinência é bem severo, podendo trazer consequências graves para o paciente, além de dificultar a recuperação do vicio.

É importante frisar que pessoas que fazem uso de álcool de forma social e ocasional não apresentam abstinência alcoólica.

No artigo de hoje vamos conhecer as causas e sintomas da abstinência alcoólica e também qual o tratamento. Nos acompanhe na leitura.

 

Causas

A principal causa da abstinência alcoólica é a suspensão do consumo de forma abrupta. Ela atinge pacientes que são dependentes da substância e consomem de forma abusiva.

O álcool afeta o sistema nervoso do ser humano de diferentes formas, e interrompe a comunicação entre as células nervosas que afeta por meio de neurotransmissores.

Quando o dependente químico deixa de ingerir álcool, os neurotransmissores voltam a circular e o paciente começa a apresentar os sintomas.

 

Sintomas

Entre os principais sintomas, podemos destacar:

  • Suor intenso
  • Tremores
  • Náuseas e vômitos
  • Coração acelerado
  • Irritabilidade
  • Nervosismo
  • Ansiedade
  • Dificuldade de raciocínio
  • Dor de cabeça
  • Palidez
  • Cansaço

Em uma abstinência mais severa o dependente pode ter oscilações na pressão arterial, febre, dificuldade de respirar, ficar muito agitado e ter convulsões e alucinações.

 

Tratamento

A dependência em álcool é uma doença e requer acompanhamento médico, geralmente feito em casas de recuperação.

Parar sozinho de consumir álcool quando se é dependente pode trazer sintomas que o paciente não conseguirá lidar sozinho. Por isso é recomendado que o dependente trate seu vicio com auxílio de uma equipe especializada, com médicos, psicólogos e psiquiatras.

Somente os médicos especializados poderão recomendar a forma correta e segura para lidar com a abstinência do álcool.

Se a pessoa ainda não tiver se tornado dependente total do álcool, pode tentar se tratar em casa, com medicamentos de uso comum, e com muita paciência de familiares que estiverem presentes nesse período delicado.

Em casos mais graves é recomendado o uso de medicamentos para controlar as alucinações e convulsões.

A terapia é utilizada para que o paciente não retome a prática de beber compulsivamente, ou seja, não tenha uma recaída do vício.

A síndrome da abstinência pode ser diagnosticada por meio de exame clínico, por um médico. Esse médico também pode solicitar alguns exames de sangue para saber quais foram os prejuízos que o alcoolismo trouxe para a saúde do dependente.

Geralmente, depois disso são receitados anticonvulsivantes e antipsicoticos para controle dos sintomas. Alguns médicos receitam também suplementos vitamínicos porque é bem comum os dependentes apresentarem deficiência nas vitaminas e sais minerais, que são importantes para o organismo.

O tratamento de abstinência alcoólica tem a função de reduzir a vontade da pessoa de beber e começar a prepará-la para continuar a caminhar por conta própria, sem precisar de acompanhamento médico para permanecer longe do álcool.

A internação em uma clínica de recuperação é importante, principalmente quando os sintomas são mais intensos, pois em espaço adequado, o paciente será monitorado o tempo todo.

O Instituto Abraão tem o melhor tratamento para dependência química, com um atendimento 24 horas para a família e o paciente dependente químico.

Blog

Como funciona um programa especializado na recuperação da dependência química

Como funciona um programa especializado na recuperação da dependência química

A dependência química é um problema grave de saúde, e afeta não só o dependente químico, mas também seus familiares

O que é abstinência alcoólica e qual o tratamento?

O que é abstinência alcoólica e qual o tratamento?

Também conhecida por síndrome da abstinência alcoólica (SAA), é composta por diferentes sintomas que se apresentam em pacientes que são dependen

Como conviver com drogado e procurar ajuda

Como conviver com drogado e procurar ajuda

A maioria das pessoas que são usuárias de drogas não reconhecem que precisam de ajuda e que não conseguem se controlar

Quando uma pessoa pode ser considerada alcoólatra

Quando uma pessoa pode ser considerada alcoólatra

As bebidas alcoólicas estão presentes diariamente na vida do brasileiro, seja por questão cultural ou social.