
A importância da igreja na recuperação do dependente químico
A dependência química é uma doença de ordem fisiológica, psicológica e neurológica que exige tratamento médico e psicológico para completa recuperação do dependente.
Este tratamento envolve o uso de medicamentos e a atuação de equipes multidisciplinares, compostas por psiquiatras, psicólogos e terapeutas, entre diversos outros profissionais; tudo com base no conhecimento científico.
A recuperação da dependência química é um processo complexo e exige o acompanhamento de diversos profissionais, mas nesse caso a fé também desempenha um papel importante na recuperação do dependente químico. Ainda, alguns especialistas como psiquiatras, psicólogos, terapeutas, fisioterapeutas e até homeopatas e acupunturistas auxiliam no reestabelecimento do dependente.
Mas você sabia que a fé e a igreja também podem desempenhar um papel fundamental na recuperação do usuário?
Embora não seja recomendado que o dependente químico abandone o tratamento convencional e se apoie apenas na religião, a união entre fé e ciência é capaz de proporcionar melhores resultados e um tratamento mais eficaz. Pesquisas de instituições como Harvard e Roal College of Pshychiatrists já constataram que a fé é um fator fundamental para a recuperação dos pacientes.
O Instituto Abraão é um dos melhores exemplos disso e separou a seguir um artigo sobre o assunto para que você entenda melhor essa relação igreja/dependência química.
O tratamento que oferecemos age na realibilitacao completa do dependente, tratando cada um com suas particularidades e levamos em consideração cada caso, bem como os aspectos físicos, emocionais e espirituais. Garantimos um resultado eficaz e positivo, prevenindo também as possíveis recaídas que podem acontecer depois que o individuo termina o tratamento. Acompanhe nosso artigo e saiba mais sobre como a importância da igreja pode fazer diferença na recuperação de um dependente quimico!
A fé como força motriz da transformação
Antes de falarmos de como a igreja pode ajudar na recuperação de um dependente químico é importante ressaltar que a espiritualidade e religião são diferentes.
A espiritualidade está situada na esfera individual de cada um, ou seja, é a força que propicia mudanças de ordem interior no individuo. Essas mudanças são capazes de gerar um novo sentido a vida e abrir caminhos novos de autoconhecimento, bem como a relação com um Ser Superior.
A religião é um conjunto de crença e pratica, criando grupos sociais, já a religião é vivida individualmente, de forma mais interior.
Tanto a espiritualidade quanto a religiosidade são de grande importância na vida do dependente químico, pois são capazes de desenvolver no individuo uma consciência da existência de uma força maior, e consequentemente uma confiança nessa força.
A dependência química é um problema que destrói a vida do dependente como um todo. Relacionamentos, família, estudos, trabalho e até a relação do indivíduo consigo mesmo fica seriamente prejudicada pelo vício.
Ao chegar a este ponto, o usuário já não vê mais motivos para deixar as drogas e tentar recuperar a sua vida. Afinal, ele já perdeu tudo, até mesmo o apoio daqueles que mais o amam. Assim, ele se apega ao que ainda lhe resta, no último resquício de prazer que a vida ainda lhe proporciona: a droga.
Mas neste momento, a fé, a espiritualidade e a igreja como instituição têm o poder de fazer com que o usuário reaja e tente recuperar o que perdeu. Isso porque a fé e a espiritualidade são forças inexplicáveis, capazes de fazer com que o indivíduo pare e reflita.
Além disso, a crença de que Deus estará sempre lá, esperando pelo retorno do filho pródigo, alimenta o desejo de busca por uma mudança de vida, tendo uma nova oportunidade de recomeçar.
A fé ainda dá segurança para que o dependente lute e supere os obstáculos, orientação moral que ajuda a diminuir as atitudes autodestrutivas, sendo um apoio emocional que ninguém mais é capaz de proporcionar.
Se as pessoas estão descrentes de si mesmas, do mundo a sua volta e da força espiritual que age na existência, as drogas passam a ser uma válvula de escape, sendo esta a única forma que a pessoa tem de superar a vida que está vivendo. Nesse caso, a igreja é capaz de fazer que com que o individuo se abra para novas possibilidades, avaliando os pontos positivos e negativos da vida que está vivendo no momento, e veja que muito pode ser mudado.
Além disso, a fé traz outras mudanças na vida do paciente. Confira alguma delas:
- Reduz a ansiedade. O controle dos sentimentos é fundamental para conseguir superar a doença e afastar a possibilidade de recaídas.
- Segurança para superar obstáculos. Há muitos obstáculos a serem superados quando a pessoa está em tratamento como a distancia da família, a abstinência, a ansiedade e o medo de que nada disso de certo. A igreja age nesse momento, dando um suporte para que o individuo possa se apoiar, ao ver que pode contar com uma outra força superior.
- Estabilidade nas emoções. A religiosidade é capaz de trazer um significado novo para a vida e suas experiências, fazendo com que o dependente queira realmente superar o vicio.
Aqui no Instituto Abraão vemos essa força que a fé e a espiritualidade têm na recuperação da dependência química todos os dias e em cada dependente.
Somos especializados no acompanhamento e tratamento de usuários de drogas, com uma equipe dedicada que fornece todo apoio médico, psicológico, espiritual e social, visando a restauração do individuo na sociedade novamente sem riscos de uma recaída.
Instituto Abraão: unindo fé e ciência para transformar vidas
Com a consciência dessa importância, o Instituto Abraão é uma clínica que une o tratamento científico à fé e à espiritualidade para recuperar a vida de dependentes. Inspirados na história bíblica de Abraão, acreditamos que um caminho permeado pela fé é certeza de sucesso, não importam as dificuldades.
Mesmo que o individuo seja internado contra sua vontade no primeiro momento, a fé o ajudará a passar por esse momento com mais leveza, onde ele poderá se apegar a existência de um Ser Divino e superar a dificuldade da abstinência e como consequência, abandonar o vicio.
O Instituto oferece todo esse apoio, além do atendimento 24 horas para a família e o paciente dependente químico.