A importância da igreja na recuperação do dependente químico

A importância da igreja na recuperação do dependente químico


A dependência química é uma doença de ordem fisiológica, psicológica e neurológica que exige tratamento médico e psicológico para completa recuperação do dependente.

Este tratamento envolve o uso de medicamentos e a atuação de equipes multidisciplinares, compostas por psiquiatras, psicólogos e terapeutas, entre diversos outros profissionais; tudo com base no conhecimento científico.

A recuperação da dependência química é um processo complexo e exige o acompanhamento de diversos profissionais, mas nesse caso a fé também desempenha um papel importante na recuperação do dependente químico. Ainda, alguns especialistas como psiquiatras, psicólogos, terapeutas, fisioterapeutas e até homeopatas e acupunturistas auxiliam no reestabelecimento do dependente.

Mas você sabia que a fé e a igreja também podem desempenhar um papel fundamental na recuperação do usuário?

Embora não seja recomendado que o dependente químico abandone o tratamento convencional e se apoie apenas na religião, a união entre fé e ciência é capaz de proporcionar melhores resultados e um tratamento mais eficaz. Pesquisas de instituições como Harvard e Roal College of Pshychiatrists já constataram que a fé é um fator fundamental para a recuperação dos pacientes.

O Instituto Abraão é um dos melhores exemplos disso e separou a seguir um artigo sobre o assunto para que você entenda melhor essa relação igreja/dependência química.
O tratamento que oferecemos age na realibilitacao completa do dependente, tratando cada um com suas particularidades e levamos em consideração cada caso, bem como os aspectos físicos, emocionais e espirituais. Garantimos um resultado eficaz e positivo, prevenindo também as possíveis recaídas que podem acontecer depois que o individuo termina o tratamento. Acompanhe nosso artigo e saiba mais sobre como a importância da igreja pode fazer diferença na recuperação de um dependente quimico!

A fé como força motriz da transformação

Antes de falarmos de como a igreja pode ajudar na recuperação de um dependente químico é importante ressaltar que a espiritualidade e religião são diferentes.

A espiritualidade está situada na esfera individual de cada um, ou seja, é a força que propicia mudanças de ordem interior no individuo.  Essas mudanças são capazes de gerar um novo sentido a vida e abrir caminhos novos de autoconhecimento, bem como a relação com um Ser Superior.

A religião é um conjunto de crença e pratica, criando grupos sociais, já a religião é vivida individualmente, de forma mais interior.

Tanto a espiritualidade quanto a religiosidade são de grande importância na vida do dependente químico, pois são capazes de desenvolver no individuo uma consciência da existência de uma força maior, e consequentemente uma confiança nessa força.
A dependência química é um problema que destrói a vida do dependente como um todo. Relacionamentos, família, estudos, trabalho e até a relação do indivíduo consigo mesmo fica seriamente prejudicada pelo vício.

Ao chegar a este ponto, o usuário já não vê mais motivos para deixar as drogas e tentar recuperar a sua vida. Afinal, ele já perdeu tudo, até mesmo o apoio daqueles que mais o amam. Assim, ele se apega ao que ainda lhe resta, no último resquício de prazer que a vida ainda lhe proporciona: a droga.

Mas neste momento, a fé, a espiritualidade e a igreja como instituição têm o poder de fazer com que o usuário reaja e tente recuperar o que perdeu. Isso porque a fé e a espiritualidade são forças inexplicáveis, capazes de fazer com que o indivíduo pare e reflita.

Além disso, a crença de que Deus estará sempre lá, esperando pelo retorno do filho pródigo, alimenta o desejo de busca por uma mudança de vida, tendo uma nova oportunidade de recomeçar.

A fé ainda dá segurança para que o dependente lute e supere os obstáculos, orientação moral que ajuda a diminuir as atitudes autodestrutivas, sendo um apoio emocional que ninguém mais é capaz de proporcionar.

Se as pessoas estão descrentes de si mesmas, do mundo a sua volta e da força espiritual que age na existência, as drogas passam a ser uma válvula de escape, sendo esta a única forma que a pessoa tem de superar a vida que está vivendo. Nesse caso, a igreja é capaz de fazer que com que o individuo se abra para novas possibilidades, avaliando os pontos positivos e negativos da vida que está vivendo no momento, e veja que muito pode ser mudado.

Além disso, a fé traz outras mudanças na vida do paciente. Confira alguma delas:

  • Reduz a ansiedade. O controle dos sentimentos é fundamental para conseguir superar a doença e afastar a possibilidade de recaídas.
  • Segurança para superar obstáculos. Há muitos obstáculos a serem superados quando a pessoa está em tratamento como a distancia da família, a abstinência, a ansiedade e o medo de que nada disso de certo. A igreja age nesse momento, dando um suporte para que o individuo possa se apoiar, ao ver que pode contar com uma outra força superior.
  • Estabilidade nas emoções. A religiosidade é capaz de trazer um significado novo para a vida e suas experiências, fazendo com que o dependente queira realmente superar o vicio.

 

Aqui no Instituto Abraão vemos essa força que a fé e a espiritualidade têm na recuperação da dependência química todos os dias e em cada dependente.
Somos especializados no acompanhamento e tratamento de usuários de drogas, com uma equipe dedicada que fornece todo apoio médico, psicológico, espiritual e social, visando a restauração do individuo na sociedade novamente sem riscos de uma recaída.

Instituto Abraão: unindo fé e ciência para transformar vidas

Com a consciência dessa importância, o Instituto Abraão é uma clínica que une o tratamento científico à fé e à espiritualidade para recuperar a vida de dependentes. Inspirados na história bíblica de Abraão, acreditamos que um caminho permeado pela fé é certeza de sucesso, não importam as dificuldades.

Mesmo que o individuo seja internado contra sua vontade no primeiro momento, a fé o ajudará a passar por esse momento com mais leveza, onde ele poderá se apegar a existência de um Ser Divino e superar a dificuldade da abstinência e como consequência, abandonar o vicio.

O Instituto oferece todo esse apoio, além do atendimento 24 horas para a família e o paciente dependente químico.

Blog

Como funciona um programa especializado na recuperação da dependência química

Como funciona um programa especializado na recuperação da dependência química

A dependência química é um problema grave de saúde, e afeta não só o dependente químico, mas também seus familiares

O que é abstinência alcoólica e qual o tratamento?

O que é abstinência alcoólica e qual o tratamento?

Também conhecida por síndrome da abstinência alcoólica (SAA), é composta por diferentes sintomas que se apresentam em pacientes que são dependen

Como conviver com drogado e procurar ajuda

Como conviver com drogado e procurar ajuda

A maioria das pessoas que são usuárias de drogas não reconhecem que precisam de ajuda e que não conseguem se controlar

Quando uma pessoa pode ser considerada alcoólatra

Quando uma pessoa pode ser considerada alcoólatra

As bebidas alcoólicas estão presentes diariamente na vida do brasileiro, seja por questão cultural ou social.