O que é adicção de drogas, onde procurar ajuda?


O que é adicção de drogas, onde procurar ajuda?

Na Roma antiga, o termo adictu era utilizado para definir uma pessoa que era “escravo por dívida”.  Quando alguém contrai uma dívida, cria para si um cenário no qual vai adquirir aquilo que deseja, aproveitando os seus benefícios, ao passo em que paga o valor correspondente. Nesse caso é impossível manter o controle sobre a situação.

Adicção é vicio, que normalmente está associado ao uso de drogas e consumo abusivo de álcool. Está relacionado com qualquer tipo de compulsão, seja por comida, drogas, sexo ou qualquer outro nicho que seja praticado com exagero.

Esse exagero deve estar acompanhado da falta de controle da pessoa sobre si mesmo e sobre suas ações, pois ela já não consegue medir esforços para saciar o objeto de sua adicção.

Podemos considerar que a adicção é uma doença crônica, e quando não receber a atenção necessária pode se agravar de forma que cause prejuízos a vida da pessoa, e daqueles que compõem seu círculo afetivo mais próximo.

O termo mais usado ao invés de adicção é “dependência química”, onde entendemos que é uma característica de comportamento compulsivo.

Quando falamos de drogas, a maioria das pessoas começa pelo desejo de experimentar algo novo e desfrutar das sensações oferecidas, como forma de uma fuga da realidade. O adicto consome a droga para aumentar sua disposição, depois se convence que uma dose a mais o ajudará a ir melhor no trabalho, e sem perceber, as desculpas vão se acumulando, uma atrás da outra, até que se perca totalmente o controle da situação.

São 3 os tipos de adicção mais comuns:

  • Adicção alcoólica

O consumo de álcool é socialmente aceito, e muitas vezes até incentivado. Por isso é difícil identificar quando o limite passa do aceitável.

O alcoolismo é uma doença e precisa de suporte para ser tratado.

A pessoa abandona as responsabilidades, o desejo constante por álcool é grande e acaba se envolvendo em situações de perigo, como por exemplo dirigir alcoolizado.

 

  • Adicção de cocaína

A cocaína é uma droga estimulante, conhecida por desencadear euforia e estado aumentado de alerta.

Muitas pessoas a consomem como forma de manter e aumentar a energia para suportar altas horas de trabalho ou de estudo.

Por conta disso, é uma droga que gera dependência muito rápido.

  • Adicção de crack

O crack é produzido a partir da cocaína, misturado também com outras substâncias, o que torna difícil de prever quais são os danos para o organismo. É uma droga com um potencial altíssimo de vicio, até porque seu efeito é rápido, durando cerca de 5 minutos.

Seguido por uma sensação de fissura, faz com que o adicto queira repetir o consumo cada vez mais.

Ser adicto não é uma decisão que a pessoa toma de um dia para o outro, representa mais a perda de controle diante do uso de uma ou mais substâncias com alto poder de dependência.

Ao se ver nessa situação, o importante é saber onde procurar ajuda. É uma doença crônica, que não tem cura, mas tem tratamento e é possível encontrar em sua cidade através de alguma clínica de recuperação ou grupos de apoio.

É importante que o paciente viva um dia de sobriedade de cada vez, sem antecipar passos ou criar atalhos que podem gerar recaídas. Por isso o acompanhamento por profissionais é essencial nessa fase.

Blog

O que é o tratamento para alcoólatras e como internar

O que é o tratamento para alcoólatras e como internar

Consumir álcool em excesso é um problema que afeta pessoas de várias idades, gênero e diferentes classes sociais.

Entenda como funciona a internação para alcoólatras

Entenda como funciona a internação para alcoólatras

Cada vez mais aumentam as buscas por clínicas para alcoólatras, o que mostra que a dependência química é uma realidade bem preocupante.

Como funciona um programa especializado na recuperação da dependência química

Como funciona um programa especializado na recuperação da dependência química

A dependência química é um problema grave de saúde, e afeta não só o dependente químico, mas também seus familiares

O que é abstinência alcoólica e qual o tratamento?

O que é abstinência alcoólica e qual o tratamento?

Também conhecida por síndrome da abstinência alcoólica (SAA), é composta por diferentes sintomas que se apresentam em pacientes que são dependen