Onde encontrar clínica para dependente químico para menor?


Onde encontrar clínica para dependente químico para menor?

De acordo com a nossa legislação, a maioridade é alcançada aos 18 anos. Portanto, considera-se menor de idade aqueles que têm menos de 18 anos, salvos os casos de emancipação.

A juventude é uma fase da vida em que naturalmente as pessoas fazem experimentações. O problema é que, de acordo com dados de uma pesquisa realizada pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística –, em 2016, os jovens estão consumindo drogas e/ou álcool cada vez mais cedo.

Para se ter uma ideia, mais da metade dos jovens entre 13 e 15 anos entrevistados pela pesquisa já tinham consumido álcool e quase 10% deles já experimentaram drogas ilícitas.

Esses dados são alarmantes se considerarmos que a maior parte dos dependentes químicos começou a usar essas substâncias ainda na adolescência. Assim, vê-se que cada vez mais pais estão passando por uma luta contra as drogas dentro de suas casas.

Saiba como encontrar uma clínica para internar um dependente químico menor de idade.

 

A internação de um menor de idade

Quando alguém tem menos de 18 anos, a decisão de interná-lo deve vir do seu responsável legal, geralmente o pai e/ou a mãe.

Assim sendo, o adolescente pode concordar com o tratamento e ir voluntariamente à clínica – ocasião em que ocorrerá uma internação voluntária – ou ser internado involuntariamente, isto é, contra a sua vontade.

Neste último caso, ele geralmente é removido de onde esteja para a clínica pelos próprios pais ou por uma equipe especializada. Não é necessária uma ordem judicial para que isso aconteça. Basta que os pais se responsabilizem pela estada do jovem durante o tempo em que ele estiver internado.

O Ministério Público será comunicado pela clínica em até 72h em caso de internação involuntária.

 

Como encontrar uma clínica adequada?

Diversas clínicas atendem a jovens que precisam se reabilitar. Algumas delas, inclusive, têm equipes especializadas apenas nisso. De qualquer forma, é importante estar atento a uma série de fatores antes de escolher um local. Veja algumas dicas:

 

  • Verifique se a Clínica está com a documentação em dia: cheque se ela tem de fato CNPJ e inscrição municipal, se é uma empresa legalmente constituída.
  • Busque conhecer a reputação do local: faça buscas na internet, procurando conhecer a opinião das pessoas sobre o lugar e as reclamações delas, caso haja. Tente contato com indivíduos que estiveram internados ou seus familiares e busque saber o que acharam.
  • Faça uma visita pessoalmente: aproveite a oportunidade para avaliar o atendimento, a estrutura do lugar e conhecer a equipe.

 

Seguindo estas três dicas, você minimiza as chances de errar ao internar seu ente querido. O Instituto Abraão dispõe de uma equipe experiente e especializada no tratamento de menores de idade. Venha conhecer nossas instalações.               

Blog

O que é o tratamento para alcoólatras e como internar

O que é o tratamento para alcoólatras e como internar

Consumir álcool em excesso é um problema que afeta pessoas de várias idades, gênero e diferentes classes sociais.

Entenda como funciona a internação para alcoólatras

Entenda como funciona a internação para alcoólatras

Cada vez mais aumentam as buscas por clínicas para alcoólatras, o que mostra que a dependência química é uma realidade bem preocupante.

Como funciona um programa especializado na recuperação da dependência química

Como funciona um programa especializado na recuperação da dependência química

A dependência química é um problema grave de saúde, e afeta não só o dependente químico, mas também seus familiares

O que é abstinência alcoólica e qual o tratamento?

O que é abstinência alcoólica e qual o tratamento?

Também conhecida por síndrome da abstinência alcoólica (SAA), é composta por diferentes sintomas que se apresentam em pacientes que são dependen