Cocaína: como encontrar uma clínica de recuperação para o tratamento?


Cocaína: como encontrar uma clínica de recuperação para o tratamento?

Dados recentes mostram que o Brasil é o segundo país com mais usuários de cocaína no mundo: são aproximadamente 1,46 milhões de brasileiros. Este número tem crescido ao longo das últimas três décadas e passou a ser um problema de saúde.

E uma situação dessa magnitude precisa de um tratamento sério e eficaz, como a internação em uma clínica de recuperação. Mas como isso funciona? Como encontrar o espaço ideal? Entenda agora.

 

Como a cocaína age no corpo?

O consumo dessa droga pode se dar de três de formas: inalada, injetada ou fumada. Ela é absorvida rapidamente pelo corpo, atuando no sistema nervoso central. A pessoa começa a sentir os efeitos quase de imediato e eles costumam durar de 30 a 60 minutos.  O uso dessa substância causa:

 

  • Sensação de euforia
  • Sensação de prazer
  • Sensação de alerta
  • Impulsividade
  • Autoestima
  • Alucinações
  • Sensação de perseguição
  • Agressividade
  • Taquicardia
  • Tremores
  • Olhos dilatados
  • Falta de apetite
  • Tensão muscular

 

Quando um usuário consome uma quantidade grande de cocaína, há o risco de sofrer uma overdose, o que acarreta a falência de órgãos como o coração, levando à morte.

Para identificar uma overdose, observe se o usuário apresenta convulsões, agitação, febre, dor no peito e pressão alta. Esta situação é emergencial e a pessoa deve ser levada rapidamente ao hospital.

O uso constante gera dependência, já que o corpo se acostuma com a substância. Isso faz com que a pessoa não consiga controlar o seu desejo de usá-la.

 

Como funciona o tratamento contra da cocaína?

Largar a cocaína é um desafio quase impossível de ser vencido sozinho. Por esta razão, é altamente recomendado que o usuário vá para uma clínica de recuperação.

Este espaço proporciona afastamento dos lugares de acesso à droga e tanto o usuário como a sua família recebem apoio de profissionais capacitados. A internação pode acontecer de forma voluntária, por vontade própria do usuário, ou involuntária, quando a família se responsabiliza pelo tratamento.

Aos cuidados de uma equipe interdisciplinar, o paciente passa por um processo de desintoxicação. Nesse período, a equipe também investigará enfermidades decorrentes do vício e da abstinência.

Paralelamente, o indivíduo terá acompanhamento de psicólogos para entender por que se envolveu com a droga. Esse é o primeiro passo para mudar.

Cotidianamente, ele tem uma rotina e algumas atividades: recebe alimentação em horários determinados, há profissionais que propõem práticas de atividades físicas que estimulam o bem-estar e ajudam no tratamento, além de terapias diversas.

Tudo isso ajuda a fortalecer o indivíduo para que ele continue afastado da droga e tenha vontade de escrever uma nova história ao ser reinserido na sociedade.

 

O Instituto Abraão oferece tratamento para usuários de cocaína. Converse conosco!

Blog

Como funciona um programa especializado na recuperação da dependência química

Como funciona um programa especializado na recuperação da dependência química

A dependência química é um problema grave de saúde, e afeta não só o dependente químico, mas também seus familiares

O que é abstinência alcoólica e qual o tratamento?

O que é abstinência alcoólica e qual o tratamento?

Também conhecida por síndrome da abstinência alcoólica (SAA), é composta por diferentes sintomas que se apresentam em pacientes que são dependen

Como conviver com drogado e procurar ajuda

Como conviver com drogado e procurar ajuda

A maioria das pessoas que são usuárias de drogas não reconhecem que precisam de ajuda e que não conseguem se controlar

Quando uma pessoa pode ser considerada alcoólatra

Quando uma pessoa pode ser considerada alcoólatra

As bebidas alcoólicas estão presentes diariamente na vida do brasileiro, seja por questão cultural ou social.